Resumo
Partindo do pressuposto de que o desenho está cada vez mais presente e faz parte do desenvolvimento de qualquer ser humano, e que não é somente na sua vida acadêmica, mas como em todos os momentos de nossa vida. O assunto que abordamos despertou o nosso interesse pelo fato de que percebemos que as crianças ao desenhar eles transmitem por meio de suas faces algum tipo de expressão ou sentimentos, que nos levaram a realizar um estudo de caso para verificar se realmente quando as crianças estão desenhando, eles expressam algum tipo de sentimento e se isso apoiaria na melhora da comunicação principalmente entre os estudantes mais tímidos..
O pensamento é atravessado pela emoção. Pensamento não acontece num setor da nossa cabeça. Por isso, quando a criança está escrevendo, assim como quando a criança está fazendo cálculos de matemática, ela é atravessada por emoções. Dê papel, canetas e lápis a uma criança e ela provavelmente ficará absorvida no ato de desenhar. Somente o ato de desenhar sentimentos ou cenários fictícios ajudam as crianças a dar sentido ao seu mundo.” (AUGUSTO, apud PENINE)
Acreditando nestas ideias que desenvolvemos este projeto que busca colaborar com a melhora na comunicação dos estudantes da E.E. Afonso Cáfaro.
O projeto está sendo desenvolvido em 3 etapas.
1.ª Etapa - pesquisa bibliográfica buscando compreender:
Como o desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo de crianças.
O que diz a psicologia sobre a utilização de desenhos no atendimento à crianças
Como o desenho colabora para o desenvolvimento criativo e emocional das crianças
2.º etapa – está em andamento, será uma entrevista com psicólogas que atendem criança com o objetivo de saber sobre a utilização do desenho no tratamento de crianças atendidas por elas e se o desenho poderia colaborar para melhorar a comunicação e a autoestima dos estudantes dos 6.ºs anos de nossa.
3.ª etapa - uma ação interventiva com a aplicação de uma oficina com os estudantes dos 6.ºs anos da E.E Afonso Cáfaro com a utilização de desenhos orientados para a expressão de sentimentos para melhorar a comunicação destes estudantes, etapa planejada para acontecer em Setembro/2023.
O que estudamos até o momento permite que tenhamos a expectativa de confirmar a nossa hipótese de que as crianças podem expressar suas emoções e sentimentos na realização de seus desenhos e que a ação interventiva irá apoiar o desenvolvimento na comunicação dos estudantes dos 6.ºs anos, especialmente, entre os alunos mais tímidos e com dificuldades de expressarem suas dúvidas durante as aulas.
Nossa expectativa é que a ação interventiva seja positiva na melhora da comunicação dos estudantes, assim pretendemos divulgar os resultados da nossa pesquisa junto à comunidade escolar para que outras turmas possam também utilizar o desenho como forma de expressão de sentimentos não somente para melhorar a comunicação como também a autoestima, ou seja, nas competências curriculares e também as socioemocionais.