Resumo
INTRODUÇÃO
A robótica vem inspirando os alunos em produções próprias, conhecendo dispositivos capazes de suprir suas expectativas. Além disso, prepara os alunos para o mercado de trabalho e facilita na aprendizagem de diversos componentes curriculares.
Segundo a página Rede Batista (disponível em https://blog.redebatista.edu.br/robotica-na-escola/, acesso em 04/08/2023), além de atrair a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, a robótica funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.
Assim, propomos aos alunos explorarem alguns dos sensores, e é claro, aprender um pouco sobre arduino, utilizando os kit robótica da escola com as aulas disponíveis na Escola Digital Robótica Paraná.
JUSTIFICATIVA
Inúmeros fatores podem revelar o nosso bem ou mal estar em um determinado instante. Temos expressões que revelam nossos sentimentos e que podemos diagnosticar como se sente uma determinada pessoa. Além disso, sempre estamos procurando ambientes que nos sentimos melhores.
Com projetos voltados a diagnosticar o que uma planta sente devido a umidade presente no solo, nível de água em um reservatório, pressão atmosférica e a temperatura local, iniciamos o desenvolvimento de um protótipo capaz de registrar o sentimento instantâneo da planta.
OBJETIVOS DO PROJETO
Estimular a capacidade de desenvolver ideias e propor soluções criativas para os desafios do dia-a-dia;
Explorar conceitos de robótica com materiais presente no kit robótica;
Promoção de ações concretas que viabilizem a sustentabilidade e a preservação do planeta.
METODOLOGIA
Entre os aspectos referentes à oferta de conceitos voltados à robótica, três pontos merecem destaque especial. O primeiro é a mecânica; o segundo a programação e, por fim, a eletrônica.
É sabido que no primeiro ano do ensino fundamental os alunos estudam conceitos de mecânica para compreender o movimento, o repouso e a evolução dos corpos. Isso porque os fenômenos relacionados fazem parte do seu cotidiano. Dessa forma a compreensão e aplicação dos conceitos relacionados o preparam para a cidadania.
Outro ponto de abordagem é a programação através do software Arduino ou MBlock com a linguagem C++ ou blocos, que embora não seja tão fácil, é muito tradicional e conhecida. Como se isso não bastasse, os alunos do primeiro ano do ensino médio de nossa escola adquirem conhecimentos prévios em programação com a disciplina de pensamento computacional com programação no Scratch, HTML e CSS. Daí torna-se possível a tentativa da abordagem de conceitos de robótica na disciplina de física que pode facilitar a compreensão de alguns fenômenos.
Também merece destaque os conteúdos referentes à eletrônica, os quais estão presentes em cada um dos dispositivos utilizados. Diante disso, ao chegar na terceira série do ensino médio, poderá ter facilidades na compreensão do conteúdo de física que trata os fenômenos destes materiais em específico.
Desta forma, estimulados pelo Concurso Agrinho Programação, abordamos vários destes conceitos na elaboração do projeto, iniciando pelos menos difíceis, como o sensor de chuva e o sensor de umidade. Na sequência, montamos alguns painéis como display led 16x2, o painel led 8x8 e o painel Oled. Para finalizar, combinamos os sensores com os painéis, tentando demonstrar o sentimento da planta baseado na intensidade da informação capturada pelo sensor.
Tendo em vista os aspectos observados na aprendizagem de robótica, só nos resta esperar que os alunos envolvidos possam ter um estímulo a mais nos conceitos de tecnologia, ou quem saiba adquirir aptidões para o seu desenvolvimento profissional. Consequentemente, observa-se uma formação integral com atividades mão na massa que engloba uma série de componentes curriculares.
REVISÃO DE LITERATURA
Inúmeros são os autores que disponibilizam conteúdo e macetes para o desenvolvimento de projetos em robótica. Dentre estes autores a plataforma mais utilizada neste trabalho foi a Robótica Paraná da plataforma Escola Digital.
Esta plataforma descreve passo a passo o desenvolvimento de projetos que envolvem um sensor de cada vez. Desse modo, facilita a compreensão dos códigos utilizados no programa Arduino, podendo ser feitas adaptações e implementações de dispositivos de maneira mais fácil.
Sendo assim, apesar de várias pesquisas em diversas páginas da internet, sempre voltamos às aulas da página Robótica Paraná para adaptações e compreensão das linhas de comando utilizadas.
MATERIAL E MÉTODOS
Descreva o projeto realizado.
As plantas têm sentimentos e captam emoções humanas. Tratadas, com carinho, com agressividade ou com falta de atenção, tem desenvolvimento diferente.
Para tentar identificar estes sentimentos, fizemos uma série de projetos da Plataforma Robótica Paraná. 1º Desenvolvemos o projeto de simulador de nivel da chuva. 2º projeto de humidade do solo, 3º projeto de irrigador automático. Estes para identificar quando a terra está úmida o suficiente para a planta. Mas depois, para identificar e visualizar, estudamos como: 4º projeto o display 16X2; 5º, o painel led 8/8 o qual foi possível desenhar emojis; 6º, o painel Oled. Ambos deram muito trabalho. Porém, em pesquisas, os alunos preferiram utilizar o painel Oled com expressões das plantas.
Quanto tempo foi necessário para a realização do projeto.
Utilizamos parte das duas aulas semanais que compreendem a componente curricular de Física mais alguns momentos durante o intervalo de almoço por um período de 2 meses.
Quais componentes eletrônicos/robótica foram necessários para a realização deste projeto?
Placa arduino, sensor de chuva, sensor de humidade, jumpers, leds, Painel 16x2, Painel led 8x8, Painel OLed, bomba d'água
Foram necessários outros materiais para o desenvolvimento do projeto? Se sim, liste-os aqui.
Ozopor, EVA, cola quente, plantas.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
COMPARTILHE os registros (fotos e vídeos) das etapas de montagem e arquivo com o código da programação do projeto.
https://youtu.be/T_QgxiTc2r4
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitos são os recursos disponíveis para tentar incentivar o aluno a se desenvolver no meio escolar. A robótica é uma destas ferramentas que propicia vários conhecimentos para este fim.
Torna-se relevante inspirar os alunos em novos desenvolvimentos, às vezes, fugindo doque se é “difícil” de aprender e ajustando novos caminhos para a compreensão do conceito.
Nesta componente de estudos, os alunos precisam de atenção, muita calma e praticar incansavelmente, pois pode ocorrer de necessitar iniciar o projeto do zero, caso não funcione de acordo com o esperado. Assim, passa a desenvolver parte da metodologia DIY (faça você mesmo). Diante disso, a expectativa é de que o aluno consiga, realmente, desenvolver o projeto sozinho.
Portanto, a robótica tem a finalidade de inspirar novos alunos a serem os protagonistas do desenvolvimento desta componente no meio escolar. Assim, define-se como uma ótima ferramenta que pode abrir várias portas no seu desenvolvimento pessoal e profissional.