Resumo
Introdução:
O projeto "Mouserduino: Controle de Mouse sem Toque para Todos" representa uma iniciativa inovadora e inclusiva da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa. Desenvolvido por alunas do 2º ano do Ensino Médio Integrado Integral no curso Técnico em Agropecuária da E. E. Neusa Pimentel Barbosa – Paracatu, MG. O projeto Open source, baseado no conceito "Colibrino" da Tix , busca tornar a tecnologia mais acessível para alunos com dificuldades motoras.
Métodos:
Após o estudo de programação para Arduino, o desenvolvimento começou no 3º bimestre, sob a orientação do professor de Agrotech, Flávio Barbosa e da professora de Química, Katia Mendes, com a supervisão da Diretora Ana Beatriz.
A IDE Arduino foi utilizada para criar software responsável por detecta os movimentos da cabeça do usuário, traduzindo-os em comandos de cursor.
O hardware foi composto por: Arduino Micro pro sensor Acelerômetro e Giroscópio MPU6050 e sensor Infravermelho TCRT 5000.
A pesquisa foi feita utilizando os materiais disponíveis na página Github da empresa Tix Life, e na página oficial do Arduino.
Resultados:
Ao final de um bimestre, fomos capazes de realizar a calibração do Mouserduino para reconhecer o movimento da cabeça do usuário, permitindo movimentar pela tela e fazer leitura de documentos e páginas Web. Também conseguimos fazer a seleção de objetos com o piscar.
Conclusões:
O "Mouserduino: Controle de Mouse sem Toque para Todos" é uma fonte de esperança e inclusão. Vai além da tecnologia e se torna uma ferramenta valiosa na busca por uma sociedade mais acessível. Os próximos passos incluem o aprimoramento do projeto, a criação do designer final para uso na escola e o lançamento de uma página oficial para compartilhar resultados e versões adaptadas. Adicionar a função de abrir documentos e a funcionalidade de arrastar documentos. O projeto continua a evoluir, promovendo inclusão e empatia entre os estudantes da Escola Neusa Pimentel Barbosa.