Resumo
1- INTRODUÇÃO:
O nosso projeto tem por objetivo poupar o que é mais essencial e emergente que são a água, energia e matéria prima, pois a crise hídrica e energética é cada vez mais emergente. Também nosso projeto tem a preposição de eliminar o uso indiscriminado de defensivos agrícolas. A produção orgânica no Brasil enfrenta dificuldades típicas em relação ao modelo majoritário de agricultura convencional do país, que se utiliza demasiadamente agrotóxicos. E este tipo de produção tem representado alto custo benefício pela grande perda de parte da produção.
2-MÉTODOS:
Na construção de nossa estufa, buscamos técnicas e práticas que minimizam os custos e impactos ambientais. Utilizamos materiais alternativos, como: madeiras descartadas, bambus, mangueiras, canudinhos, garrafa pet, pilhas de notebooks, bateria de nobreak, antena parabólica, entre outros. Utilizamos energia alternativa, resfriamento automático com coolers e sensor dht11, arduino, relés... captação de águas pluviais e adubação orgânica.
3- Resultados
*Redução significativa no uso de água em comparação com métodos tradicionais ;
*Redução de custos com energia devido à automação dos sistemas de controle e uso de energia solar;
*Melhoria da qualidade do produto, sem uso de defensivos e ou fertilizantes químicos;
* Redução de impactos ambientais, devido ao uso de materiais alternativos.
4- Conclusões
A Irrigação automática por gotejamento e uso de materiais alternativos apresenta uma abordagem inovadora e altamente atraente para a agricultura moderna e a preservação dos recursos naturais. Ao longo deste projeto, foram explorados vários aspectos cruciais que merecem ser destacados: Eficiência na Irrigação, automação Inteligente, materiais sustentáveis, redução de impactos ambientais, educação e conscientização, entre outros. Um sistema de irrigação por gotejamento automatizado fornece uma distribuição precisa e controlada de água diretamente às raízes das plantas, o que reduz em até 90% o uso da água.