Resumo
O nosso projeto atende a ODS 13 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que combate às mudanças climáticas) que consiste na criação de um mini biodigestor. Um biodigestor é um dispositivo que converte matéria orgânica, como resíduos de alimentos, esterco animal ou material vegetal, em biogás e fertilizante orgânico por meio de um processo de decomposição anaeróbica. O biogás produzido é uma mistura de metano e dióxido de carbono, que pode ser usado como fonte de energia para cozinhar, aquecer e gerar eletricidade. Além disso, o resíduo resultante do processo, chamado de biofertilizante, é rico em nutrientes e pode ser utilizado para melhorar a qualidade do solo. Os biodigestores são uma tecnologia sustentável que contribui para a gestão de resíduos orgânicos e a produção de energia renovável.
Para a construção de um biodigestor é necessário ter os seguintes materiais: 2 garrafas PET, de preferência uma grande e uma pequena, 350ML E 5L, sendo também necessário também 3 colheres de açúcar, adubo e para conectar as tampas da garrafa, uma mangueira pequena de aquário. Com os materiais em mãos, a confecção de um biodigestor consiste em inserir os materiais orgânicos e o açúcar dentro da garrafa de 5L e, após isso, insere-se a água até um pouco mais da metade da garrafa e chacoalhe bem, após isso, faça um furo na tampa da garrafa maior e insira a mangueira dentro e feche a garrafa. A outra extremidade da mangueira deve estar dentro da garrafa menor cheia d'agua.
Como resultados, a geração de biogás foi bem sucedida, porém, devido a baixa qualidade do lacre não houve a contenção do biogás de maneira satisfatória.
Tendo em vista os resultados do projeto e nossas pesquisas, o biodigestor possuí muitos benefícios, tais como a produção de combustível seguro e sustentável além da redução dos custos de energia e a redução da emissão de gases e a reciclagem de resíduos orgânicos..