Resumo
Estudo de Caso: Esgoto domiciliar do Povoado Mata de São José, Maruim-Se
1. Introdução
O Brasil apresenta déficit na cobertura de coleta e tratamento de esgoto domiciliar. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2013), os índices de saneamento indicam que de todo o esgoto gerado, apenas 39% recebe algum tipo de tratamento, o restante vai direto para a natureza. Essa situação fica mais difícil quando se trata das zonas rurais (Rezende, Heller, 2008).
Comunidades rurais são consideradas comunidade isolada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), termo utilizado para designar núcleos habitacionais que não estão conectados aos serviços de saneamento básico (Sampaio, 2011; ABES 2016). Nestas localidades, as redes de distribuição de água, coleta de esgoto, serviços de drenagem e coleta de resíduos são muitas vezes inexistentes ou precárias devido à entraves técnicos, financeiros e políticos (Tonetti et, al., 2018).
O presente trabalho tem como objetivo levantar dados acerca do descarte de esgoto no povoado Mata do São José, Maruim-Se e propor a implementação de fossas verdes na localidade, de forma que, amenize o impacto no ambiente e na saúde da população. A vivência desta prática educacional visa proporcionar a um grupo de alunos do ensino médio do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira a aprendizagem de conhecimentos partindo de uma situação problema em sua comunidade.
2. Materiais e Métodos
Para atingir os objetivos foi elaborar um roteiro de entrevista e procedimentos de campo para a realização de diagnósticos sobre a realidade da comunidade. Foi realizada visita a comunidade local onde foram aplicados questionários de coleta e realizados registros fotográficos.
Com os alunos foram abordados os seguintes temas: ciclo biogeoquímicos, doenças de veiculação hídrica, contaminação de solo e de água e desenvolvimento de tecnologia sustentável para a redução de impacto ambiental em comunidades rurais.
3. Resultados e discussão
Foram aplicados 71 questionários de pesquisa na comunidade no dia 21 de setembro. Os mesmos foram importantes para conhecer a realidade dos moradores da área de estudo. Todas as ruas do povoado foram contempladas.
3.1. Descrição da área:
O povoado Mata de São José está localizado na cidade de Maruim-SE e pertence a zona rural. Os moradores deslocam-se por estradas de barro para o município para realizarem diversas atividades (feira livre, supermercado, farmácia, etc). Na comunidade é desenvolvido atividades relacionadas a agricultura familiar, pequenos comércios entre outros. O mesmo tem água encanada, rede esgoto sem tratamento em uma parte.
Na comunidade existe um sistema simples de capitação e distribuição de água potável. Na qual a comunidade enche seu reservatório de água e utilizam para serviços diários (banho, cozinha e lavagem de roupas). Não há nenhum tipo de tratamento no sistema.
3.2. Esgotamento sanitário da comunidade
Em uma parte da comunidade existe um sistema de coleta das águas cinzas que são direcionados para um terreno contendo bananeiras (Figura 03). Porém a área não preparada adequadamente para um sistema de evapotranspiração.
Uma outra parte da comunidade as águas cinzas escorrem pela frente ou fundo da propriedade sem nenhum sistema de tratamento.
Todas as propriedades visitadas possuem fossas sépticas. Essas recolhem as águas escuras do esgotamento sanitário das diferentes unidades presente no povoado (residências, posto de saúde, escola e igrejas.
De acordo com os dados obtidos, verificou-se que cerca de 56% das pessoas entrevistadas moram a mais de 20 anos na comunidade local. Sendo neste período a mesma forma de descarte das águas escuras produzidas nas residências.
A maior parte das residências localizadas na comunidade possuem fossas sépticas que recebem as águas escuras dos banheiros. Os demais dejetos estão ligados a uma rede parcial de esgoto que termina na área de bananeira ou correm pela frente ou pelo fundo das residências .
Por meio da pesquisa identificou-se o interesse da comunidade em participar de projetos que envolva o desenvolvimento fossas sustentável. Esse levantamento é importante para futuros trabalho na comunidade. Cerca de 61% pessoas participaria de projetos que envolvesse o tema.
4. Conclusão
O trabalho foi importante para compreender a realidade da comunidade do Povoado Mata de São Jose. Conclui-se que os moradores há muitas anos utilizam fossas sépticas para o recolhimento de águas escuras. E que a comunidade desfruta de uma rede parcial de esgoto sem tratamento que é despejado numa área reservada com plantação de bananeiras.
A experiência adquirida pelos estudantes foi importante para o desenvolvimento da aprendizagem por meio da aplicação da metodologia ativa resolução de problemas.
Em uma próxima etapa será realizada análise da água e do solo da região para verificação de contaminação local. Será proposto a construção de protótipos de fossas sustentável na região.