Resumo
Ter uma horta em casa é uma ótima opção de aproveitamento do espaço, economia financeira, pois a família não precisa comprar hortaliças e o excesso ainda pode ser comercializado. Melhoria da qualidade nutritiva, uma vez que nas refeições diárias terá à disposição hortaliças variadas.
Cultivar hortaliças, folhagens, e plantar árvores, parecem ser atividades simples mas, que muitos ainda não sabem, então a escola se torna um espaço perfeito e agradável para passar esses ensinamentos práticos e trocar experiências com os colegas e professores.
Iniciamos com muitas dúvidas e medos, porém o resultado está sendo satisfatório.
O presente projeto é desenvolvido na escola com a professora e alunos de 8º e 9º anos no componente curricular de Eletiva de Ciências.
A metodologia usada, é a prática, troca de experiências entre professor e os próprios colegas, prevalece o: quem sabe ensina quem não sabe e, juntos aprendemos!
Usamos o espaço que temos na escola destinado a horta para cultivo de hortaliças. O que é colhido é consumido na própria escola no almoço que é servido aos alunos.
Em relação a jardinagem, trabalhamos com diversos tipos de folhagens, sendo as mudas plantadas em recipientes de reuso, como PET, vasilhame de produtos de limpeza, caixa de isopor e demais objetos que os alunos trazem. Os vasos são dispostos em locais na própria escola. A arborização é feita no pátio da escola, e nas ruas na frente da escola.
Objetivos: Deixar o ambiente escolar e a casa ou rua com área verde.
Fazer o cultivo de hortaliças da época.
Difundir entre os alunos a importância de uma alimentação mais saudável com o consumo de hortaliças.
Ensiná-los a cultivar hortaliças.
Difundir a ideia de jovem empreendedor e protagonista, uma vez que alguns alunos podem cultivar no espaço de sua casa e comercializar seus produtos.
Conhecer o modo de agricultura familiar com cultivar orgânico de hortaliças.
Com a arborização desenvolver um trabalho sobre recomposição e preservação do meio ambiente.
Desenvolver a ideia de sustentabilidade.
Resultado satisfatório, acompanha-se o aprendizado dos estudantes , a troca de experiências, a restauração e a preservação do meio ambiente