Resumo
Os Fungos são organismos do Reino Fungi e são eucariontes e heterotróficos, ou seja, eles não produzem seu próprio alimento e se sustentam através de matérias orgânicas (BRITES, 2023). Esses organismos são muito comuns e conhecidos por conta de sua frequência em alimentos, alguns exemplos de fungos são líquens, mofos, leveduras e bolores. (BATISTA, 2023).
A Psilocibina é um enteógeno encontrado em cogumelos do gênero Psilocybe capaz de provocar alucinações temporárias e alterações nos sentidos. Essa substância tem uma estrutura molecular semelhante à da Serotonina, um neurotransmissor localizado no córtex pré-frontal do nosso cérebro responsável pela felicidade. (Memed, 2023).
Atualmente no Brasil os cogumelos não estão proibidos, porém a Psilocibina está na lista F2 de substâncias psicotrópicas, ou seja, por mais que a venda direta dos cogumelos não seja proibida, a venda da substância é. (BORGES 2023)
Estudos indicam que este enteógeno tem um grande potencial em tratamentos contra o Transtorno Depressivo Maior (depressão) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Contudo, o seu uso também possui riscos e reações negativas.(Dot.Lib, 2023)
Essa substância era utilizada na medicina pelos maias e astecas há mais de 3.000 anos, e no contexto atual continua sendo usufruído na medicina. Segundo os estudos do grupo coordenado por Eero Castrén, da Universidade de Helsinque, na Finlândia, esses psicodélicos auxiliam e preparam os neurônios para responder uma proteína que forma novas conexões com outras células e reforça as já existentes (BNDF). (FLORESTO, 2023).
A ideia geral do nosso projeto é comprovar a eficiência da psilocibina para fins terapêuticos, visto que de acordo com pesquisas, a mesma tem um grande potencial para tratamento de pacientes com depressão resistente.