Resumo
Atualmente, em um mundo recentemente abalado por uma pandemia (COVID-19) que restringiu toda uma sociedade ao isolamento social, muitas pessoas sentiram-se perdidas e desamparadas ao atual contexto histórico em que vivemos, resultando em crises existenciais, e dúvidas sobre suas vidas e qual seu sentido. Tendo isso em vista, foram realizadas entrevistas com estudantes, com foco na 2°Série do E.M da E.E Afonso Cáfaro, a fim de verificar se estes sentimentos também se encontravam presentes nos mesmos, e foi constatado que uma grande parte dos entrevistados não possuí algum tipo de motivação em relação a buscar seu projeto de vida. A atual pesquisa científica surge não apenas como uma tentativa de investigação e análise, mas também com propósito de subsidiar a motivação dos nossos estudantes, que se sentem perdidos diante ao atual e complexo mundo. Vivemos em uma sociedade que se altera a cada dia, onde os acontecimentos e fatos parecem não fazer sentido , onde tudo, e principalmente o projeto de vida parece ser tão distante.
1 – Pesquisa Bibliográfica
➢
Niilismo; Existencialismo; Epicurismo; Estoicismo; Motivação Humana na Psicologia
2 – Entrevista com professores, Filósofo, Psicólogo e Profissional de Educação Física
➢
Objetivo: Coletar informações, em cada área acima citada, sobre fatores que influenciam na motivação de adolescentes e jovens na busca de conhecimento acadêmico.
3 – Pesquisa de campo
➢
Objetivo: Coletar informações de como os estudantes da 2ºSérie
4 - Ação interventiva
➢
Planejamento da Ação interventiva:
▪
Definição do grupo de controle e do grupo experimental
▪
Escolha das atividades a serem realizadas
▪
Definição do Calendário de aplicação
▪
Definição da avaliação
➢
Executando a ação interventiva e organizando os registros e cada etapa
➢
Análise de resultados obtidos.
Após as pesquisas bibliográficas, foi possível entender mais profundamente sobre a problemática abordada: a motivação. Tal fator é decorrente de primeiramente contextos familiares e em seguida contextos sociais. De acordo com a psicóloga entrevistada, Luciana Prates, "desmotivação pode ser um fator psicológico causados pela depressão e baixa autoestima", a afirmação anterior se confirma pelo questionário dos estudantes, que 57,1% dos que não se sentem motivados disseram que a presença de desmotivação é provida a partir da baixa autoestima. Já durante o questionário com os professores, 100% dos entrevistados afirmaram perceber a motivação presente apenas em alguns estudantes, e por seguinte 100% das respostas obtidas afirmaram ser necessário atividades interventivas para o desenvolvimento da habilidade socioemocional: motivação.