Resumo
Introdução:
A diabetes é uma doença crônica que requer controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue. Neste projeto para a Feira de Ciências Virtual Stem Brasil, vamos desenvolver um sistema avançado de pâncreas artificial usando um Arduino, MOSFET e um sensor de glicose para monitorar e controlar os níveis de glicose, incorporando um mecanismo para ajustar a administração de insulina.
Objetivo:
O objetivo deste projeto é criar um sistema de pâncreas artificial que monitore continuamente os níveis de glicose no sangue, administre insulina quando necessário e ajuste a dose, simulando um controle mais preciso e eficiente.
Materiais:
Placa Arduino Uno, Sensor de glicose (isopor e papel aluminio), MOSFET (controle da bomba de insulina), Bomba de insulina (mini bomba submersível 5V), Chrome-book, Fios jumper, Protoboard, Aguá da torneira (simula o sangue), Água destilada (simula a insulina), corante, recipiente.
Métodos:
Desenvolvimento de Hardware:
Seleção e montagem dos componentes eletrônicos, como Arduino, MOSFET, sensor de glicose, motor DC (simulador de bomba), Chrome-book. Montagem dos componentes em um protoboard.
Programação do Arduino:
Código do Arduino para realizar leituras do sensor de glicose. Algoritmos para determinar quando administrar insulina com base nos valores de glicose. Controle do MOSFET para ativar a bomba de insulina quando necessário.
Resultados:
Monitoramento de glicose com o sensor, administração de insulina, manter os níveis de glicose dentro dos limites desejados.
Conclusão:
Este projeto de pâncreas artificial mostra como a automação e o controle, podem melhorar o gerenciamento da diabetes. Ao utilizar um Arduino, MOSFET, sensor de glicose e simulação de bomba de insulina, você cria uma solução inovadora que pode ajudar a tornar a vida das pessoas com diabetes mais controlada, visando saúde e bem estar.