Resumo
INTRODUÇÃO:
Esta prática experimental se configura e ao mesmo tempo se propõe de certa forma, ajudar o meio ambiente, não do lixo sólido, mas sim, do lixo líquido, neste caso também conhecido como óleo de fritura ou descartável. Este líquido viscoso quando é descartado de uma forma inadequada causa sérios riscos para o meio ambiente, neste caso, poluindo rios, a flora, os animais aquáticos e mares e, também quando reutilizado para cozinhar ou fritar alimentos pode causar sérios riscos a saúde humana como; gastrites, úlceras e doenças cardiovasculares. Para que se entenda melhor a reciclagem de óleo de cozinha, é necessário que se entenda a parte da reação de saponificação e o manuseio correto na hora de realizar esta prática educativa experimental, que requer de alguns cuidados práticos de procedimento.
MÉTODO:
AÇÃO EXPERIMENTAL: SAPONIFICAÇÃO DO ÓLEO
Para que se entenda melhor a reciclagem de óleo de cozinha, é necessário que se entenda a parte científica da química de reação de saponificação e o manuseio correto na hora de realizar esta prática educativa experimental, que requer de alguns cuidados práticos.
MATERIAL UTILIZADO:
- 300 ml de óleo de cozinha descartável;
- 63 gramas de Hidróxido de sódio(soda caustica) a 98% ;
- 125 ml de água morna;
- Luvas;
- 1 pote de açaí de 1 litro;
- Bastão de madeira(palito de picolé)
- Caixinha de fósforo.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
- Coloca-se 63 gramas de hidróxido se sódio no fundo do pote plástico. - Com muito cuidado adiciona-se 125 ml de água morna, e com o bastão de madeira mexe-se até dissolver a soda cáustica entre 5 a 10 segundos;
- Após este tempo adiciona-se o óleo de cozinha no pote com muito cuidado;
- Mexe - se com o bastão de madeira entre 2 a 5 minutos ,até o produto final virar uma papa;
- Jogue a mistura numa forma de caixinha de fósforo ou copinho de café descartável;
- Deixe em repouso por 48 horas e, após dois dias em repouso, tire da forma, você notará que está pronto para uso.
RESULTADOS:
- Com as proporções na manipulação obtivemos, duas barrinhas de sabão biodegradável e 8 barrinhas no formato copinho de café.
CONCLUSÃO:
A ação deste trabalho, que o mesmo proporciona uma conscientização ambiental fazendo que os alunos desta escola sejam agentes multiplicadores desta questão ambiental, que neste caso o prejuízo que o óleo de cozinha causa ao meio ambiente proporcionando conhecimento científico.