Resumo
A agricultura e meio ambiente precisam caminhar juntos visando métodos de cultivos mais eficientes e sustentáveis. Agricultura sustentável envolve, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), fatores como conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, conservação ambiental e uso de técnicas apropriadas, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis.
A propagação vegetativa por estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos. É uma técnica muito comum utilizada pelos amadores de plantas e de fácil realização para as espécies que podem se reproduzir desta forma.
Com o objetivo de atender a proposta de iniciação científica proposta pelo itinerário formativo de Biologia I (biotecnologia) do estado do Paraná, de desenvolver um projeto com os estudantes do segundo ano do ensino médio, em realizar um experimento com a propagação vegetativa por estaquia. Para tanto foi proposto que eles pesquisassem as plantas que seriam viáveis para a realização e para testar foi sugerido analisar em quais diferentes tipos de solo a planta escolhida se desenvolveria melhor.
Para execução do experimento seriam necessários vasos, visando à consciência ambiental e consumo consciente, foi proposta a utilização de vasos produzidos através da reciclagem de embalagens plásticas vazias.
Os resultados do presente trabalho foram bastante satisfatórios, pois além da maioria dos alunos utilizarem os vasos reciclados eles puderam fazer a análise semanal do desenvolvimento das plantas e a próxima etapa será a análise de resultados, discussão e conclusão do trabalho que será desenvolvida nos próximos dois meses.
Ao final concluímos o quanto é importante incentivar a realização de projetos científicos por estudantes ainda do ensino médio, pois foi possível ver engajamento dos mesmos em cada uma das etapas do trabalho realizado até o momento.