Resumo
Introdução:
Foram trabalhado na aula de Práticas Experimentais o experimento de balões de ar, sendo uma sugestão da professora de Química com objetivo demostrar a diferença entre ácidos e base. Ao reagir o bicarbonato sódio com vinagre há liberação do gás carbônico que infla o balão , visto que o gás carbônico é elemento essencial para a vida no planeta e é encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2). Esse gás é produzido por meio da oxidação do monóxido de carbono e também é liberado por diversos organismos, incluindo plantas e árvores, durante o processo de respiração.
Materiais necessários:
200 ml de vinagre
Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio
Um copo
Garrafa PET de 500 ml
Funil
Balão
Métodos
- Adicionar todo o vinagre no interior da garrafa, utilizando o funil.
- Posicionar o funil no balão e despejar dentro dele todo o bicarbonato sódio.
- Para realizar o próximo método é necessário da ajuda de alguém, pois é necessário que alguém mexa com balão, e o outro segurando o garrafa per.
- Por fim, quando o bicarbonato de sódio é misturado ao vinagre é capaz de encher o balão.
Resultados:
Quando mistura o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás.
Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolinhas nas bebidas gaseificada.
Conclusão:
Quando duas substâncias colocadas em conjunto dão outra substância diferente, diz-se que há uma reação química.
Esse é um tipo de reação de dupla troca, ou seja, quando duas substâncias compostas reagem entre si, trocando seus componentes e dando origem a duas novas substâncias compostas.