Resumo
MÃOS A HORTA
Introdução
Sendo a agricultura um dos principais fatores da configuração do espaço, tornam-se imprescindíveis reflexões sobre esta temática, pois, sabendo-se que uso adequado do solo é um fator de extrema importância para o sucesso de muitas economias ao redor do mundo, faz-se necessário trazer esta questão para o âmbito escolar, visto que Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, conta com uma área ociosa de terreno propício para o cultivo de várias culturas. Desta forma, o PROJETO: MÃOS A HORTA, surge no intuito de colaborar tanto para as reflexões e ações sobre o uso da terra, bem como para as atividades práticas nas diversas disciplinas do Ensino Médio.
O objetivo do projeto é levar ao conhecimento significativo e consciente sobre o meio ambiente, com uma alimentação saudável e sustentável, livre de agrotóxicos, e que podemos cultivar nosso próprio alimento sem degradação ambiental.
Metodologia
As atividades estão sendo desenvolvida com uma turma do 2º ano ETT, com conhecimentos teóricas e práticas no campo, desta preparação do solo ao plantio das hortaliças, vegetais e frutas distribuídas em 6 canteiros de 90cm de largura por 5 m de comprimento.
Resultados
Os resultados esperado que a colheita das hortaliças destinadas a um complemento mais nutritivo na merenda escolar, posterior a todos os conhecimentos teóricos/ práticos, espera-se que os alunos venham a ter uma visão crítica em relação ao uso do solo, como também aprender, através das mais diversas áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade tem como estratégia a união de diferentes disciplinas no ensino aprendizagem e utilizando a horta como laboratório vivo. E como consequências de desenvolvimento agrícola do mundo de forma consciente, e passar a ter uma postura de respeito e valorização com a natureza, Ressaltando as técnicas corretas de plantio, assim como o uso do desenvolvimento sustentável, que consiste no aproveitamento máximo de áreas produtivas sem causar desequilíbrio ambiental.
Considerações finais:
Com a proposta implantada na escola obtiveram-se ganhos positivos com resultados esperados alcançados, através de mudanças alimentares e consumo diário pelos alunos e
de pais que relataram que passaram a consumir hortaliças devido às cobranças dos filhos. Percebe-se, portanto, que é notório que a horta contribui para um ensino e aprendizagem, tanto para inserção ao consumo das hortaliças como para uma consciência ambiental e sustentável, cabendo ao educador buscar informações especificas e mãos à obra.