Resumo
A consciência na utilização de recursos naturais de forma sustentável é uma prática que deve ser aplicada em sociedade. A reciclagem de papel contribui diretamente para a preservação dos recursos naturais, redução da poluição e da geração de resíduos urbanos sólidos.
O papel semente é um papel reciclado artesanalmente de papel sulfite, leva em sua composição diversos tipos de sementes a sua escolha.
O objetivo do presente projeto é reutilizar as folhas de papel sem utilidades da escola, como avaliações já realizadas, atividades e documentação impressas com algum erro, que iriam para a coleta seletiva, visando conscientizar os alunos e comunidade escolar da importância da separação correta dos resíduos sólidos.
Iniciamos com a produção do papel semente, que foi apresentado à comunidade através do desfile cívico, onde foi entregue para a população um pedaço de papel semente (girassol). A produção foi realizada no próprio laboratório da escola, seguindo os seguintes passos: rasgar os papéis, deixar na água, bater no liquidificador (mistura homogênea), colocar em uma bacia com água, moldar na tela, colocar a semente e secar em ambiente aberto. Já para a produção do papel rosa, a mudança apenas a adição de tinta solúvel em água no liquidificador e não adicionar as sementes. Os papéis rosa serão utilizados para escrever cartas motivacionais para as pacientes do Hospital do Câncer de Londrina, no mês de outubro, em uma das atividades do Projeto Outubro Rosa, realizado em nosso colégio.
Os resultados, até o momento, foram excelentes, pois passamos a observar uma maior consciência dos alunos sobre o uso e destinação dos papéis utilizados.
Ao estar finalizando o presente projeto, podemos concluir como é importante trabalhar os temas de consciência ambiental, reciclagem, entre outros, pois podemos mostrar aos alunos que eles são protagonistas da própria história e, que a parte deles é uma gota e que irá fazer a diferença no oceano. Seja a mudança que você quer ver no mundo.