Resumo
A construção e manutenção de uma horta sustentável utilizando uma alternativa para o tratamento, e por consequência aproveitamento dos resíduos orgânicos é uma proposta viável, pois além de apresentar relevância social, ambiental e para saúde, pode ser implementada em ambientes escolares sem gastos exorbitantes.
Esse trabalho irá contribuir para conscientização da comunidade escolar com relação ao reaproveitamento dos dejetos orgânicos produzidos na escola, bem como, proporcionar sustentabilidade com relação ao cuidado e desenvolvimento das horticulturas sem ter a necessidade de utilizar produtos industriais.
Os alunos terão a oportunidade de desenvolver saber crítico-científico dos aprendizes, com relação a resolução de problemas ambientais, tais como o uso de produtos industriais e descarte de dejetos orgânicos.
O desenvolvimento do Projeto será dividido em: construção da composteira, produção dos adubos orgânicos, plantação das hortaliças e analise dos resultados. Na plantação os alunos irão observar o crescimento de plantas sem adubo, com o adubo orgânico produzido e com adubo industrial, com intuito de analisar o crescimento e a qualidade. Todas serão etiquetadas a nível de comparação.
Por fim, será produzido um artigo com os resultados analisados, salientando a importância de um ambiente escolar que busque proporcionar conhecimento e conscientização, como também, introdução de hábitos saudáveis no dia-a-dia da comunidade.